COMO LAVAR UM TRAVESSEIRO

 

De tempos em tempos é preciso lavar os travesseiros.


Você pode optar por comprar um novo a cada vez que o antigo ficar inutilizável, mas advirto que o novo acabará sujo mais dia menos dia. Quantos travesseiros sujos está disposte a acumular durante a vida?


A melhor forma de lavagem é mergulhar todo o tecido na máquina já cheia de água, e segurar a espuma o mais fundo possível por um tempo, para que toda a extensão do sonho se mantenha molhada. Depois, é hora de bater com sabão, mas não aconselho muita espuma, pois deixa o toque áspero. E por favor, não use amaciante. Aquela máscara não serve de nada.


Você poderá perceber que, assim que o travesseiro for centrifugado, será impossível secar tudo ao sol. Por isso, escolha uma parte para ser descosturada. Remova todo o recheio e o estenda ao vento. Se for um dia quente, você poderá recolher tudo em algumas horas. Se desconfiar que irá chover nos próximos dias, reserve um espaço para que seus sonhos abertos possam descansar. 


Após devolver a espuma seca ao tecido, é hora de costurar a ferida. Gosto de usar linhas coloridas, pois elas contrastam com a cor branca do travesseiro e expõem a lavagem. Tenha paciência ao fechar o rasgo, o trabalho é delicado e precisa de atenção, já que não queremos nos espetar com a agulha. Você precisará formar mais de um nó, então não seja impulsive em puxar quilômetros de linha do rolo para que termine mais rápido. A costura é a parte mais demorada do processo de lavagem, não embole o fio por ansiedade. Costure apenas quando sentir de o fazer.


É possível que a linha usada acabe rompendo com o tempo. Usar uma linha de cor diferente da costura inicial pode resolver. Também é possível que você precise, conforme o travesseiro vá voltando a sujar, cortar a cicatriz fechada para passar pelo mesmo processo de lavagem. Para esse caso, recomendo que lave o travesseiro novamente apenas em dias de sol. Uma lavagem bem feita pode durar mais do que conseguimos contar. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA ABERTA ÀS PESSOAS QUE ME CONHECEM HÁ TEMPO

QUANDO ATRAVESSAMOS JANELAS